The world's mostpowerful website builder.

Enquetes

CUSTO DA CÂMARA MUNICIPAL

Cada um dos 23 vereadores de Montes Claros custa mensalmente ao município mais de 70 mil reais e a Câmara Municipal, como um todo, tem direito a um repasse de até 5% do Orçamento Municipal (art. 29-A da Constituição Federal), perfazendo um total anual de cerca de 20 milhões de reais.

Cada vereador, além de sua remuneração mensal de quase 16 mil reais, pode contratar até 12 assessores, tem direito a carro alugado, telefone corporativo, indenização de diversas outras despesas como correio, gasolina, diárias etc e o presidente do Legislativo pode gastar em dobro. 

Pela Constituição Federal as Câmaras Municipais têm um limite mínimo de 9 vereadores e no caso de Montes Claros um limite máximo de 23 (art. 29, IV, letra h da CF). 

Levando em conta estes números e a sua percepção como cidadão sobre a qualidade e importância dos serviços prestados pelos vereadores aos munícipes, responda as seguintes perguntas.

O valor pago aos vereadores é apropriado?
Caso você tenha respondido não à 1ª pergunta, quanto você entende razoável pagar ao vereador?
Levando em consideração o limite mínimo de 9 vereadores e o máximo de 23 estabelecido pela Constituição Federal, quantos vereadores você entende que deveria ter a Câmara Municipal de Montes Claros?
De quantos assessores você entende que necessitaria um vereador: